quinta-feira, 22 de abril de 2010

PROSPERIDADE - DÍZIMOS E OFERTAS - aula 12

Quando o assunto é dizimo, vemos que trata-se de um tema muito desgastado e que, geralmente, é visto pelos não cristãos, como um meio de explorar a fé dos mais simples. Se de fato existe pessoas dentro das igrejas, que agem assim, explorando a boa fé de seus membros com promessas de recompensas fantásticas para os que derem, ou pagarem, como preferem alguns, os seus dízimos e oferta, sem duvida é algo profundamente lamentável.

Este não é um assunto muito abordado, mas é de tremenda importância para Vida da Igreja. Muitas pessoas tem problemas sérios na área financeira por não contribuírem ou contribuírem de maneira equivocada.

Pessoas inconstantes em seus dízimos tendem a ser instáveis na sua vida financeira. Pessoas que têm dificuldade para dar, têm também, dificuldade para receber. Se a pessoa está com a mão fechada para dar, não receberá... “Para que Deus coloque algo em sua mão ela tem que estar aberta.

A Palavra de Deus diz:

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer aos necessitados, e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus, mais bem aventurado é dar do que receber”. (Atos 20:35)

Existem mais alguns enfoques que causam duvidas sobre esse tema e muito que ainda precisa ser restaurado. Antes, porém, de entrarmos no assunto de dízimos e ofertas, vamos falar um pouco sobre dinheiro.

O Dinheiro

O que é o dinheiro?

É um meio de transação, um instrumento que permite a troca de bens e mercadorias.

Muitos textos que vamos estudar são do Velho Testamento e, na época em que alguns deles foram escritos ainda não havia moeda.

• Todos os artigos serviam como elementos de troca (gado, prata, ouro, objetos).
• A riqueza era medida, por exemplo: pela quantidade de gado.

Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro”. (Gênesis 12:2)

O primeiro metal que foi usado como instrumento de troca foi a prata. As pessoas trocavam bens por determinado peso de prata:

1 Carro de Guerra = 600 siclos de prata
1 Cavalo = 150 siclos de prata

“Tendo Abraão ouvido isso a Efron, pesou-lhe a prata, e que este lhe falara diante dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, moeda corrente entre os mercadores”. (Gênesis 23:16)

A Natureza do Dinheiro

“ Importava-se do Egito um carro por seiscentos siclos de prata e um cavalo por cento e cinqüenta; nas mesmas condições as caravanas os traziam e os exportavam para todos os reis dos heteus e para os reis da Síria.” (I Reis 10:29)

O dinheiro é uma POTESTADE, ou seja, ele tem poder em si mesmo. Exerce poder sobre as pessoas.

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um, e amar ao outro, ou há de dedicar-se a um e desprezaro outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24)


Neste texto Jesus usa uma palavra em aramaico: Mamom

Mamom: riquezas, indica algo que tem natureza pessoal e espiritual.

- Não podeis servir a Deus e a Mamom.
• Mamom é um deus rival
• Como um deus ele exige devoção.
• Mamom (o dinheiro) tem tendência de conduzir as pessoas para longe do Deus verdadeiro

Ex: o jovem rico: amava a Deus, mas amava mais a Mamom. (Mateus 19:16-30)

O dinheiro possui muitas características de Deus:

• Dá segurança
• Liberdade
• Poder (sensação de onipotência)
• Parece onipresente.

Um dos problemas mais sérios do dinheiro (Mamom) é que ele reivindica a lealdade e amor que pertencem somente a Deus. Por isso Jesus diz que quem “não renuncia a tudo quanto possui”não pode ser seu discípulo.

“Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tens não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:33)

Temos que aprender a usar o dinheiro que Deus nos dá (confia aos nossos cuidados), sem amar o dinheiro.

O dinheiro pode ser um empecilho ou um incentivo

Empecilho: pois se nos apegarmos a ele, atrapalha nosso relacionamento com Deus.

“Mas os que querem ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é raízes de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Combate o bom combate da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. ( I Timóteo 6:9-12)

Incentivo: Pois pode ser usado para intensificar nosso relacionamento com Deus e com os irmãos.

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem destroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam. Pois onde tiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mateus 6:19-21)


A Bíblia nos fala de pessoas ricas que andavam com Deus e foram uma benção para o próximo. (Ex: Abraão, Salomão...)

Conceitos errados

O Dinheiro é neutro. (Nem bom, nem mau)

Dinheiro não é neutro. Ele pode ser bom se o usarmos bem ou pode ser mau se o usarmos mal.

O Dinheiro não satisfaz

Dinheiro satisfaz sim: Para uma pessoa materialista que ama o dinheiro e as coisas que ele pode dar, o dinheiro satisfaz.

Rico é quem tem muito dinheiro

Você não é rico pela quantidade de bens (ou dinheiro) que possui, mas pela quantidade de coração que coloca neles. Uma pessoa pode ter muito dinheiro e ser pobre para Deus. Outras podem ter pouco dinheiro e ser ricas para Deus.

Você é pobre quando o que tem é seu. Você é realmente rico quando o que tem é dos outros.

O Senhor e o dinheiro

Qual a relação de Deus com o dinheiro?

“Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.” (Ageu 2:8)


“Riquezas e gloria vem de ti, tu dominas sobre tudo; na tua mão há força e poder para engrandecer e dar força a tudo.” (I Crônicas 29:12)

Nestes textos vemos que todo ouro, toda prata, todas as riquezas são do Senhor; pertencem a Ele e estão sob seu domínio. Até o dinheiro que está no seu bolso agora. Portanto, o dinheiro que temos não é nosso, é de Deus.

• Deus nos dá para administrarmos para Ele.
• Sejamos então bons administradores.
• Usemos de acordo com a vontade Dele.
• Segundo as prioridades Dele.
• Usemos para abençoar os outros.

Deus nos dá o dinheiro não para que sejamos escravo dele, ou amemos a ele ou sirvamos a ele, mas para que façamos bom uso dele. O nosso coração não deve estar no dinheiro, mas sim no Senhor.

O objetivo de Deus não é nos tornar ricos, mas sim nos tornar semelhantes a Jesus.

Dízimos

O que é dízimo?
O conceito é simples: décima parte ou 10%.

• Consiste em devolvermos ao Senhor a décima parte (ou seja 10%) de tudo que ele nos dá.
Por que Deus quer 10%?

1) Porque Ele é misericordioso e bom.
• De quem é todo ouro, toda prata e todo dinheiro? (do Senhor)
• De quem é o mundo e tudo que nele há? (do Senhor)

Nós plantamos, colhemos, trabalhamos, recebemos, vivemos e respiramos no mundo que é do Senhor. E Ele só pede em troca 10% do que recebemos. Ex: arrendamento de terras (1/3 ou ½ para o dono da terra).

2) Porque Ele quer produzir em nós fë e obediência
Deus não precisa de dinheiro. Ele não precisa do nosso dinheiro. Mas quer que sejamos fiéis e obedientes, desprendidos do dinheiro e atentos às necessidades uns dos outros. Para isso precisamos ter fé, acreditarmos que Ele cuida de nós, e entendermos que dependemos Dele para nosso sustento. Precisamos saber que nosso sustento vem do Senhor e não do salário.

O que diz a Bíblia?

“Certamente darás dízimos de todo fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolhe do campo”. (Deuteronômio 14:22)


“Também todas as dízimas da terra, tanto do grão do campo, como do fruto das árvores, são do SENHOR: santas são ao Senhor”. (Levítico 27:30)

O dízimo pertence ao Senhor, é propriedade Dele, não nossa. (Este é um conceito fundamental). O dízimo não é parte da nossa renda que damos ao Senhor, são os 10% pertencentes a Deus dentre tudo que Ele nos dá. (É Dele). Não damos o dízimos, nós devolvemos o dízimo ao Senhor. (É propriedade Dele). Por isso não devemos retirar do que sobra e sim das primícias da nossa renda.

“Honra ao Senhor como teus bens e com as primícias de toda a tua renda”. (Provérbios 3:9)

Muitas pessoas que não devolvem, o dízimo e retém para si, ou usam do dinheiro do dízimo para outras coisas, estão usando dinheiro do Senhor e não seu. (Estão sendo infiéis e desobedientes).

Este conceito estava presente desde a criação do mundo, no Jardim do Éden (Adão, Eva e a Árvore). Desobedecendo a esse princípio eles trouxeram problemas para si e para toda humanidade. Dar o dízimo é uma questão de fidelidade e obediência ao Senhor. Quando somos fiéis no dízimo e usamos o dinheiro que é do Senhor para outras coisas, estamos roubando Deus.

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda”. (Malaquias 3:8-9).

Quando não damos o dízimo trazemos maldição para nós mesmo. Às vezes a pessoa não dá o dízimo e acaba gastando mais com médico, farmácia, e outras áreas não previstas. Não dá porque nunca sobra. (Mas não é para dar a sobra). Não dá porque está sempre em dificuldade financeira. (Mas se continuar a roubar a Deus vai continuar assim). Isso não quer dizer que toda dificuldade financeira é proveniente da retenção do dízimo, ou que o dízimo é uma fórmula mágica para reverter qualquer crise financeira. Mas existe um princípio de fé e obediência por traz do dízimo que se seguirmos seremos abençoados.

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança. E por causa de vós repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo vos não será estéril, diz o Senhor dos exército”. (Malaquias 3:10-11)

Sempre que obedecemos a um princípio de Deus nós somos abençoados; e nesse caso não é diferente. O Senhor diz que:

• Abrirá as janelas do céu.
• Repreenderá o devorador.
• Fará nossa terra dar frutos.
• Isso é conseqüência de fé e obediência.

Este texto também nos mostra para quem devemos entregar os dízimos.

O texto diz minha casa. Qual é a casa de Deus?
 A Igreja
 Casa do tesouro (Cristo é o tesouro)

Nós devolvemos os dízimos à Igreja, ou mais especificamente, aos homens que Deus colocou para governar a Igreja. Devemos temer a Deus e termos a Livre consciência para fazermos a nossa parte conforme o propósito do Senhor.

“Ensina-me Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade, une o meu coração ao temor do teu nome”. (Salmos 86:11)

A vida da pessoa, cuja intenção é servir a Deus, é cheia de Luz, significado e objetivo, enquanto que a vida da pessoa cuja intenção é servir a Mamom é fadada à escuridão e sem significado. Devemos entregar aos nossos dízimos com amor e alegria e orar para que os recursos possam ser utilizados com sabedoria pelas pessoas que irão administrá-los, e que possam ser aplicados, fielmente, para que novas igrejas sejam abertas para que a obra de Deus se realize. Tenhamos confiança no Senhor porque Ele é Santo; justo e a tudo observa.

“O Senhor olha desde os céus e está vendo todos SOS filhos dos homens. Da sua morada contempla todos os moradores da terra”. (Salmos 33:13-14)

Não vamos entrar aqui na questão de como os dízimos são aplicados. Mas vemos no Antigo Testamento que ele tinha uma finalidade específica: Era para sustento dos LEVITAS: Povo que cuidava da casa de Deus.

“Quando acabares de dizimar todos os dízimos da tua novidade no ano terceiro que é o ano dos dízimos então a darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfãs e a viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem”. (Deuteronômio 26:12)

“E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo seu ministério que exerce, o ministério da tenda da congregação”. (Números 18:21).

O conceito de dízimo não vem da lei

Vimos que, antes da lei, Abraão deu o dizimo de todos os seus bens a Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo.

“Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho e era este sacerdote do Deus altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abraão do Deus altíssimo, o possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dizimo de tudo.” (Gênesis 14:18-20)

Melquisedeque era rei, não precisava ser sustentado por Abraão. Abraão deu o dizimo num sinal de reconhecimento da soberania e autoridade de Melquisedeque (reverência). Nem era uma exigência de Deus.

Ele deu espontaneamente. Mais tarde Jacó seguiu seu exemplo e deu o dizimo quando teve a revelação da casa de Deus.

“E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente de darei o dízimo.” (Gênesis 28:22)

A lei regulamenta o dízimo, mas o principio do dízimo é muito mais profundo, e não depende da lei. A graça sempre excede a lei, vai além. A velha aliança era baseada na lei de Moisés, mas a nova aliança é baseada na graça.

A Nova Aliança é muito superior a Velha, ela vai sempre além. No sermão do monte, Cristo faz uma comparação entre os mandamentos de Moisés (lei), e os seus mandamentos (graça).

Lei Graça
Proibia-se o homicídio Mateus 5:21-23 Proíbe-se até a ira
Proibia-se o adultério Mateus 5:27-28 Proíbe-se até o olhar impuro

Egigia-se o amor ao próximo, mas permitia o ódio ao inimigo. Mateus 5:43-44 Exigi-se o amor ao próximo, aos irmãos, aos inimigos e também orar pelos que vos perseguem.

Exigia-se o dízimo Malaquias 3:8 e Lucas 14:25-33 Exigi-se a vida e tudo quanto possui

O significado mais profundo do dízimo é:

“Deus não é Senhor apenas de 10% de minhas finanças, Ele é Senhor de tudo (100%).”

As bênçãos que seguem o dízimo

É preciso entender que se dermos o dízimo não quer dizer que Deus vai enriquecer, ou que todos os nossos problemas financeiros serão solucionados. Não é com esse objetivo que devemos dar o dízimo. O que é preciso entender é que este é um principio de Deus e pelo fato de obedecermos a um principio de Deus somos abençoados.

Devolvendo o dízimo estamos honrando a Deus e em conseqüência disto santificando toda a nossa renda. Damos (devolvendo) uma parte a Deus e Ele faz prosperar o restante.

“Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal, para que não vos advenha a maior abastança. De vós reprovarei o devorador , e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançara o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.”(Malaquias 3:10-11)

O texto nos diz que devemos provar (experimentar) o Senhor. Ele abrirá as janelas do céu e derramará as bênçãos sem medidas. O contribuinte fiel não passa necessidade. Deus faz o seu pouco prosperar e ser sulficiente.

Ofertas
Ofertar é Dar. Na Bíblia o seu conceito está ligado à idéia de sacrifício.

É dar algo que nos custe, que é valioso para nós. Não devemos ofertar ao Senhor algo que não custe nada para nós.

“Então, disse Araúna a Davi: Tome a oferta do rei, meu senhor, o que bem parecer; aos seus olhos; eis ai bois para o holocausto, e os trilhos e o aparelho dos bois para lenha. Tudo isso deu Araúna ao rei; disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus, tome prazer de ti. Porém o rei disse a Araúna: Não, porém por certo preço to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor, meu Deus, holocaustos que me não custem nada. Assim, Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata.” (2 Samuel 24:22-24)

Essa passagem nos diz que Araúna tentou dar de presente a Davi, o terreno, os bois e outros instrumentos necessários para o sacrifício. Mas Davi fez questão de pagar a Araúna, argumentando que não podia apresentar a um Deus oferta que não lhe tivesse custado nada.

Ofertas como essa, eram requeridas com muita exigência e sempre visavam a obtenção de uma dádiva perdoadora, porém, todas as bênçãos, redenção, perdão e pecados, nós já possuímos em Jesus Cristo. Por isso todos esses tipos de ofertas e sacrifícios foram abolidos pela obra de Jesus na cruz. Todo ritual religioso judaico foi abolido por Jesus.

Havia porem dois tipos de ofertas entre o povo de Deus que não estavam associadas a obtenção de alguma benção, ou perdão de pecados, nem a um ritual religioso, mas sim ao principio de dar, de contribuir. Por isso não foram abolidas e são referenciadas no Novo Testamento, praticadas pelos discípulos da Igreja primitiva e usadas até hoje.

“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa diante do altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; depois vem, e apresenta a tua oferta. Reconcilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz ao oficial de justiça, e te recolham à prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último centavo.” (Mateus 5:23-26)

Ofertas voluntárias
Oferta voluntaria é a que oferecemos ao Senhor (ou ao necessitado, como ao Senhor), espontaneamente, por livre vontade.

“Depois celebrarás a festa das semanas ao Senhor teu Deus. O que deres será tributo voluntário de tua mão segundo o Senhor teu Deus te tiver abençoado.” (Deuteronômio 16:10)

“E veio todo homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito o estimulava, e trouxeram a oferta alçada do Senhor para a obra da tenda da congregação, e para todo o serviço dela, e para as vestes sagradas. Vieram, tanto homens como mulheres, todos quantos eram bem dispostos de coração, trazendo broches, pendentes, anéis e braceletes, sendo todos estes jóias de ouro; assim veio todo aquele que queria fazer oferta de ouro ao Senhor.” (Êxodo 35:21-22)

“Então os chefes das casas paternas, os chefes das tribos de Israel, e os chefes de mil e de cem, juntamente com os intendentes da obra do rei, fizeram ofertas voluntárias; e deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos e dez mil dracmas de ouro, e dez mil talentos de prata, dezoito mil talentos de bronze, e cem mil talentos de ferro.” (I Crônicas 29:6-7)

“Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome. Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. Porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos, como o foram todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há permanência: Ó Senhor, Deus nosso, toda esta abundância, que preparamos para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua Mao, e é toda tua. E bem sei, Deus meu, que tu sondas o coração, e que te agradas da retidão. Na sinceridade de meu coração voluntariamente ofereci todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, ofereceu voluntariamente.” (I Crônicas 29:13-17)

Ofertas alçadas

Oferta alçada é a levantada com uma finalidade específica. No Antigo Testamento foram usadas principalmente para a construção do templo (I Crônicas 29). No Novo Testamento era usada principalmente para suprir as necessidades dos discípulos.

“Ora, quanto à coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar.” (I Coríntios 16:1-2)

“Porque até para Tessalônica mandaste não apenas uma vez, mas duas, o necessário para as minhas necessidades. Não que eu procure as dádivas, mas procuro o fruto que aumente o vosso crédito. Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício agradável e aprazível a Deus.” (Filipenses 4:16-18)


O que distingue a oferta voluntária da oferta alçada é que a alçada tem uma finalidade específica, a voluntária não. Mas segundo a palavra de Deus, toda oferta deve ser voluntária, ou seja espontânea, até mesmo as ofertas alçadas. Elas devem ser dadas de coração. Ninguém pode ser forçado a contribuir. A oferta é obra de Deus no coração do homem.

Para isso é necessário uma profunda operação do Espírito Santo no nosso coração levando-nos a um intenso compromisso, em amor a Deus.

O ponto fundamental é que precisamos entender que a nossa pátria está no céu e não na terra.

“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Filipenses 3:20)

“E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de voltar. Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, pois já lhes preparou uma cidade.” (Hebreus 11:15-16)

A lei da semeadura

“Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará.”

“Ora, aquele que dá semente ao que semeia, e não para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.” (II Coríntios 9:6 e 10)

A semente e o pão
O pão é para alimento, a semente é para semear.

Nosso dinheiro também tem estas duas finalidades: Sustento e Semear (dar)

No verso 6 diz:

- Quem semeia pouco colhe pouco
- Quem semeia muito colhe muito

É o contrário da poupança:

Poupança : Quanto mais guarda, mais tem
Semeadura: Quanto mais semeia (dá), mais colhe (recebe)

Ajuntar muito dinheiro não é uma boa idéia, pois não sabemos o dia de amanhã. Podemos morrer, deixar a conta cheia e perder a oportunidade de ofertar e repartir. (Lucas 12:15-25)


“Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra. Estando as nuvens cheias de chuva, derramam-na sobre a terra. Caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair, ali ficará. Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará.” (Eclesiastes 11:1-4)

• Lançai o vosso pão sobre as águas.
• Repartir, dar, abençoar os outros e ser abençoado.
• Quem observa o vento (circunstâncias) não semeará.

A oferta da viúva pobre

“Assentado diante do gazofilácio; observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. Vindo porém, uma viúva pobre depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que essa viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles afertaram do que lhes sobrava; ela porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.” (Marcos 12:41-44)

Este é um texto muito conhecido. A viúva deu apenas duas pequenas moedas e sua oferta foi considerada maior do que a dos ricos que ofertavam muito. Talvez na hora de se usar esta moeda pouca coisa se faria com ela. Mas diante de Deus foi uma grande oferta.

Jesus explica porque:

- Todos deram do que sobrava.
- Ela deu tudo o que tinha para seu sustento (100%)

Aqui nós aprendemos 3 princípios para ofertar:

1) Amor
- Ninguém mandou ela dar tudo.
- Ela ofertou livremente
- Era algo espontâneo, honrando a Deus e Sua obra
- Deu por amor a Deus e Seu reino.

2) Fé
- Ela deu tudo, não ficou com nada, nem para o seu sustento
- Jesus não demonstra nenhuma pena dela. Mas como assim? Por que?
- Porque Ele sabia que a mulher estava acionando um princípio poderoso de Deus para o seu suprimento a Fé.
- Dar quando se tem muito é fácil.
- Dar do que sobra é muito fácil ainda.
- Mas dar quando se tem necessidade exige fé.

Este é o princípio de Deus que abre as janelas do céu como vimos no texto bíblico em Malaquias 3:10. Isto significa confiar mais em Deus do que nas riquezas. É ter fé que Deus proverá o seu sustento independente do dinheiro. (Para nós é mais fácil ter dinheiro e comprar o que precisamos, mas para Deus pode ser melhor que fiquemos sem dinheiro e aprendamos a depender dele e dos irmãos. Isso quebra o orgulho do homem, contribui para o despojamento da carne, é benção espiritual).

3) Sacrifício
A mulher não estava dando com a intenção de receber mais. Ela estava disposta a passar privações para que outros não passassem. Este é o padrão que devemos buscar no Novo Testamento. Se as nossas contribuições não nos expõem ao sacrifício, ainda não atingimos o padrão ensinado por Jesus. Não devemos ofertar a Deus o que não significa nada ou não valha nada para nós.

Questões relacionadas ao estudo.
1) O que é o dinheiro?
2) Qual é a relação de Deus com o dinheiro?
3) O que é dízimo?
4) O que é oferta?
5) O que são: ofertas voluntárias e ofertas alçadas?
6) O que você entende sobre a Lei da Semeadura?
7) Quais são os três princípios aprendidos na passagem: “A oferta da viúva pobre?”

Aula Prática

Entenda que quando não somos fiéis no dízimo e usamos o dinheiro que é do Senhor para outras coisas, estamos roubando a Deus e assim trazemos maldição para nós mesmos. Procure dar o dízimo e as ofertas pois esta é uma questão de fidelidade e obediência ao Senhor e sua vida será abençoada.

Deus o abençoe

9 comentários:

Unknown disse...

Em todo antigo mandamento o dízimo refere-se a frutos, cereais... enfim fala de alimentos para ajudar os levidicos, as viuva e os órfãos.A de Malaquia se refere ao povo da tribo de Levi diretamente aos sacerdotes que não estavam sendo leais. A mensagem nao se dirige a tribo de Judá, a tribo de Jesus ou seja a nossa tribo. Dízimos não era pago com dinheiro, no novo testamento existe doação voluntária.Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
2Coríntios 9:7

16 de agosto de 2017 às 15:06
Cesar Alonso Carrera disse...

DEUS NÃO TEM COMPROMISSO COM DIZIMO MAIS. ELE DEUS VELA EM CUMPRIR O QUE ELE PROMETE EM SUA PALAVRA, E O DIZIMO ERA PROMESSA E OBEDIÊNCIA PARA AS ONZE TRIBOS, PARA ALIMENTAR OS LEVITAS, HOJE A OBEDIÊNCIA É OFERTAS, E ESTAS ALIMENTAR A VIÚVA, O ÓRFÃO, O POBRE E O NECESSITADO. E NUNCA PARA TE FAZER PROSPERAR POR OFERTAR. DEUS SABE CADA NECESSIDADE TUA E MINHA. ELE É O DONO DO OURO E DA PRATA. NÃO ACREDITE EM FALSAS PROMESSAS, POIS DEUS NÃO CUMPRE A PROMESSA DO HOMEM.

Todo CRISTÃO deve saber que deve fazer o que a BÍBLIA manda, e deixar de fazer o que ela proíbe. Se não sabe, pelo menos deveria saber que a BÍBLIA e somente a BÍBLIA é a nossa regra de FÉ e pratica.
Sendo assim, vejamos:
1-A bíblia manda entregar o dízimo?
Sim, segundo Malaquias 3:10, ela manda que os dízimos sejam entregues na Casa do Tesouro.
2-Onde é a Casa do Tesouro?
No contexto de Malaquias, Casa do Tesouro era um local específico no templo de Jerusalém, onde os judeus entregavam parte de suas produções.
3-Atualmente a Casa do Tesouro foi substituída pelas contas bancárias das igrejas-instituições?
Não. Segundo as escrituras não há textos que permitem, autorizem ou legitimem esse tipo de adaptação do texto de Malaquias, consequentemente não há para o cristão a obrigação de entregar 10% de seus recursos na sua igreja, visto que devemos somente fazer o que a Bíblia manda.
E se a Bíblia não manda, então ninguém pode impor aos cristãos uma obrigação extra-bíblica!
No novo testamento encontramos textos demonstrando recolhimento de ofertas para manutenção da obra de Deus, especialmente ofertas para missões, contudo ofertas são voluntárias (sem obrigação) e não há uma porcentagem pré-determinada para elas. Pode ser mais que 10% ou menos que 10%.
Portanto o cristão pode e deve exercitar sua generosidade e desapego material ofertando voluntariamente e com alegria onde sentir vontade, mas não pode e não deve fazer isso obedecendo a uma falsa obrigação bíblica de entregar o dízimo na igreja.
meu email. alonsocarrera@hotmail.com

23 de fevereiro de 2018 às 10:33
Cesar Alonso Carrera disse...

DEUS NÃO TEM COMPROMISSO COM DIZIMO MAIS. ELE DEUS VELA EM CUMPRIR O QUE ELE PROMETE EM SUA PALAVRA, E O DIZIMO ERA PROMESSA E OBEDIÊNCIA PARA AS ONZE TRIBOS, PARA ALIMENTAR OS LEVITAS, HOJE A OBEDIÊNCIA É OFERTAS, E ESTAS ALIMENTAR A VIÚVA, O ÓRFÃO, O POBRE E O NECESSITADO. E NUNCA PARA TE FAZER PROSPERAR POR OFERTAR. DEUS SABE CADA NECESSIDADE TUA E MINHA. ELE É O DONO DO OURO E DA PRATA. NÃO ACREDITE EM FALSAS PROMESSAS, POIS DEUS NÃO CUMPRE A PROMESSA DO HOMEM.

Todo CRISTÃO deve saber que deve fazer o que a BÍBLIA manda, e deixar de fazer o que ela proíbe. Se não sabe, pelo menos deveria saber que a BÍBLIA e somente a BÍBLIA é a nossa regra de FÉ e pratica.
Sendo assim, vejamos:
1-A bíblia manda entregar o dízimo?
Sim, segundo Malaquias 3:10, ela manda que os dízimos sejam entregues na Casa do Tesouro.
2-Onde é a Casa do Tesouro?
No contexto de Malaquias, Casa do Tesouro era um local específico no templo de Jerusalém, onde os judeus entregavam parte de suas produções.
3-Atualmente a Casa do Tesouro foi substituída pelas contas bancárias das igrejas-instituições?
Não. Segundo as escrituras não há textos que permitem, autorizem ou legitimem esse tipo de adaptação do texto de Malaquias, consequentemente não há para o cristão a obrigação de entregar 10% de seus recursos na sua igreja, visto que devemos somente fazer o que a Bíblia manda.
E se a Bíblia não manda, então ninguém pode impor aos cristãos uma obrigação extra-bíblica!
No novo testamento encontramos textos demonstrando recolhimento de ofertas para manutenção da obra de Deus, especialmente ofertas para missões, contudo ofertas são voluntárias (sem obrigação) e não há uma porcentagem pré-determinada para elas. Pode ser mais que 10% ou menos que 10%.
Portanto o cristão pode e deve exercitar sua generosidade e desapego material ofertando voluntariamente e com alegria onde sentir vontade, mas não pode e não deve fazer isso obedecendo a uma falsa obrigação bíblica de entregar o dízimo na igreja.
meu email. alonsocarrera@hotmail.com

23 de fevereiro de 2018 às 10:34
Cesar Alonso Carrera disse...

DEUS NÃO TEM COMPROMISSO COM DIZIMO MAIS. ELE DEUS VELA EM CUMPRIR O QUE ELE PROMETE EM SUA PALAVRA, E O DIZIMO ERA PROMESSA E OBEDIÊNCIA PARA AS ONZE TRIBOS, PARA ALIMENTAR OS LEVITAS, HOJE A OBEDIÊNCIA É OFERTAS, E ESTAS ALIMENTAR A VIÚVA, O ÓRFÃO, O POBRE E O NECESSITADO. E NUNCA PARA TE FAZER PROSPERAR POR OFERTAR. DEUS SABE CADA NECESSIDADE TUA E MINHA. ELE É O DONO DO OURO E DA PRATA. NÃO ACREDITE EM FALSAS PROMESSAS, POIS DEUS NÃO CUMPRE A PROMESSA DO HOMEM.

Todo CRISTÃO deve saber que deve fazer o que a BÍBLIA manda, e deixar de fazer o que ela proíbe. Se não sabe, pelo menos deveria saber que a BÍBLIA e somente a BÍBLIA é a nossa regra de FÉ e pratica.
Sendo assim, vejamos:
1-A bíblia manda entregar o dízimo?
Sim, segundo Malaquias 3:10, ela manda que os dízimos sejam entregues na Casa do Tesouro.
2-Onde é a Casa do Tesouro?
No contexto de Malaquias, Casa do Tesouro era um local específico no templo de Jerusalém, onde os judeus entregavam parte de suas produções.
3-Atualmente a Casa do Tesouro foi substituída pelas contas bancárias das igrejas-instituições?
Não. Segundo as escrituras não há textos que permitem, autorizem ou legitimem esse tipo de adaptação do texto de Malaquias, consequentemente não há para o cristão a obrigação de entregar 10% de seus recursos na sua igreja, visto que devemos somente fazer o que a Bíblia manda.
E se a Bíblia não manda, então ninguém pode impor aos cristãos uma obrigação extra-bíblica!
No novo testamento encontramos textos demonstrando recolhimento de ofertas para manutenção da obra de Deus, especialmente ofertas para missões, contudo ofertas são voluntárias (sem obrigação) e não há uma porcentagem pré-determinada para elas. Pode ser mais que 10% ou menos que 10%.
Portanto o cristão pode e deve exercitar sua generosidade e desapego material ofertando voluntariamente e com alegria onde sentir vontade, mas não pode e não deve fazer isso obedecendo a uma falsa obrigação bíblica de entregar o dízimo na igreja.
meu email. alonsocarrera@hotmail.com

23 de fevereiro de 2018 às 10:34
Cesar Alonso Carrera disse...

DEUS NÃO TEM COMPROMISSO COM DIZIMO MAIS. ELE DEUS VELA EM CUMPRIR O QUE ELE PROMETE EM SUA PALAVRA, E O DIZIMO ERA PROMESSA E OBEDIÊNCIA PARA AS ONZE TRIBOS, PARA ALIMENTAR OS LEVITAS, HOJE A OBEDIÊNCIA É OFERTAS, E ESTAS ALIMENTAR A VIÚVA, O ÓRFÃO, O POBRE E O NECESSITADO. E NUNCA PARA TE FAZER PROSPERAR POR OFERTAR. DEUS SABE CADA NECESSIDADE TUA E MINHA. ELE É O DONO DO OURO E DA PRATA. NÃO ACREDITE EM FALSAS PROMESSAS, POIS DEUS NÃO CUMPRE A PROMESSA DO HOMEM.

Todo CRISTÃO deve saber que deve fazer o que a BÍBLIA manda, e deixar de fazer o que ela proíbe. Se não sabe, pelo menos deveria saber que a BÍBLIA e somente a BÍBLIA é a nossa regra de FÉ e pratica.
Sendo assim, vejamos:
1-A bíblia manda entregar o dízimo?
Sim, segundo Malaquias 3:10, ela manda que os dízimos sejam entregues na Casa do Tesouro.
2-Onde é a Casa do Tesouro?
No contexto de Malaquias, Casa do Tesouro era um local específico no templo de Jerusalém, onde os judeus entregavam parte de suas produções.
3-Atualmente a Casa do Tesouro foi substituída pelas contas bancárias das igrejas-instituições?
Não. Segundo as escrituras não há textos que permitem, autorizem ou legitimem esse tipo de adaptação do texto de Malaquias, consequentemente não há para o cristão a obrigação de entregar 10% de seus recursos na sua igreja, visto que devemos somente fazer o que a Bíblia manda.
E se a Bíblia não manda, então ninguém pode impor aos cristãos uma obrigação extra-bíblica!
No novo testamento encontramos textos demonstrando recolhimento de ofertas para manutenção da obra de Deus, especialmente ofertas para missões, contudo ofertas são voluntárias (sem obrigação) e não há uma porcentagem pré-determinada para elas. Pode ser mais que 10% ou menos que 10%.
Portanto o cristão pode e deve exercitar sua generosidade e desapego material ofertando voluntariamente e com alegria onde sentir vontade, mas não pode e não deve fazer isso obedecendo a uma falsa obrigação bíblica de entregar o dízimo na igreja.
meu email. alonsocarrera@hotmail.com

23 de fevereiro de 2018 às 10:34
Unknown disse...

Obrigado. Deus é maravilhoso!

7 de fevereiro de 2019 às 01:59
AmandaLana disse...

estudo abençoado, amei... 100% bíblico

24 de fevereiro de 2019 às 11:58
Unknown disse...

É um assunto um tanto complicado,mas hoje defendo que devemos ofertar na casa do senhor ,mas confesso que tenho duvidas sobre este assunto.

5 de julho de 2019 às 10:50
bruno disse...

Amigo eu sou Dizimista fiel, e ofertante de coração!
A minha vida tem sido prova que Deus é Maravilhoso em todos sentidos...
Conceitos bíblicos é pra poucos voce tem livre arbítrio de seguir ou não...
Mas conselho que te dou faz prova e um pacto com Deus que tudo que entrar nas suas mãos você ira ser dizimista e ira ofertar que tenho certeza que Deus ira mover os seus e terra para te ajudar...
Porque falar de boca todos falam mas são poucos que estão dispostos a viver pela fé principalmente quando se fala em dinheiro...
As coisas com Deus é Maravilhosas e diferentes...
Quer ter prosperidade? Tenha como meta ser coluna! Ser um braço de Deus na terra para servir o reino de Deus trabalhe como entusiasmo e alegria e queira ser o maior dizimista da sua igreja! Não para voce se engrandecer mas para a Glória de Deus!
Deus vai se alegrar em saber que seu coração está no reino e não nas coisas materiais
A sua mente tende ser de abundância!
As pessoas nao devolve o dizimo a Deus e nem dão ofertas porque tem medo de faltar e elas atraem onque pensam e sempre falta dinheiro para elas...
Mas quando elas mudam as suas mentes e se conectam a vontade do Pai o Deus todos poderoso abencoa ricamente...
Elas passam a doar e ter a meta de doar sempre mais! Os americanos e judeus são prova desta prosperidade por seguirem os mandamentos de Deus e hoje muitos brasileiros também...
Hoje tenho em mente que eu sou o homem que Deus pode contar comigo pois sou grato por tudo que tenho e tudo o que o Senhor vai me abençoar porque eu me esforço e luto e corro atrás com muita alegria dos meus objetivos e Deus vai na frente porque todos os meses eu só cresço em Fé e só penso em abundância em todos os sentidos e isso que tenho atraído pra minha vida.
O que você quer para sua vida voce foca e concentra a sua Fe e seus pensamentos e realiza o seu melhor e Deus vai te abençoar com o melhor vai te dar oportunidades nunca imaginadas...
Pegue um caderno e escreva Caderno abençoado da riqueza de Deus: anote tudo que for valioso em seu dia neste caderno.
Deus vai falar contigo de várias formas, por pessoas, Internet, família amigos e até pessoas desconhecidas te dando dicas e caminhos para sucesso com sacadas que sua mente as vezes não capta. Deus vai te dar o poder da Caneta e novos projetos no mínimo 365 novas ideias e lições que em pouco tempo será muito útil. Na vida a gente passa como telespectador (vivendo no automático) ou passa a ser protagonista! VIVENDO em Santidade, fidelidade tanto financeiramente (dizimos, ofertas e ajudar pessoas matarem suas fomes materiais e espirituais), sendo Embaixador de Deus na Terra vivendo nao Como Rei mas sim como Servo de Deus um Anjo Guerreiro em Carne e osso que luta pelo bem.
Faz um pacto com Ele que em um ano você ira dobrar a sua renda e seu dizimo e ofertas será dobrado!
Eu fiz isso e esta dando certo...
Parei de seguir Gurus e estou Seguindo o Deus vivo e a minha Meta de Ser a coluna mais forte da igreja Vai se cumprir porque Deus ama me abençoar porque sabe que eu sou braço de Deus na terra eu faço parte do corpo de Cristo de verdade e faço parte de um rol de poucos Homens
Que jejuam, oram de madrugada que estudam muito, que trabalha com entusiasmo e alegria, que aprende com os erros, que aprende com os mais experientes, que da o sangue pela família, e que ama ajudar a sua igreja e que ama o seu Pastor da terra e dos Céus.
Peça a Deus paixão em ser o maior recolhedor de imposto de renda e maior dizimista que o dinheiro será apenas um detalhe pois a vida com Cristo é maior que tudo!
Faça o teste e daqui um ano me responda neste post se Deus certo!
Creia que Deus está falando contigo nao e por acaso que você leu tudo que eu escrevi

10 de julho de 2021 às 20:09

Postar um comentário